19 de mai. de 2008

Má notícia.

Para os fãs da MAD, como eu...
Morre Will Elder, um dos nomes mais importantes da revista MAD
Co-fundador e desenhista tinha 86 anos - seus quadros lotados de detalhes hilários são eternos.

Um dos grandes nomes entre os fundadores da revista MAD faleceu nesta quinta-feira nos EUA. Will Elder nos deixou, por causa ainda não revelada, aos 86 anos.

Nascido Wolf William Eisenberg, no Bronx, o artista mudou de nome após a Segunda Guerra Mundial - na qual atuou como cartógrafo. Ele e o antigo amigo Harvey Kurtzman trabalharam juntos no Charles William Harvey Studio no fim da década de 40, produzindo quadrinhos para várias editoras.

Kurtzman fundou a MAD em 1952 e imediatamente contratou o colega. Os dois, mais John Severin, Jack Davis e Wally Wood, formavam o quinteto que trouxe o grande sucesso de lançamento da revista. Apenas Severin e Davis ainda são vivos.

As HQs, as pequenas gags e os quadros lotados de detalhes hilários de Elder estão entre as páginas mais lembradas dos clássicos da MAD. Após deixar a revista, ele tentou o sucesso em várias outras publicações de humor. Mas o maior sucesso que emplacou na época foi, novamente ao lado de Kurtzman, nos quadrinhos de Little Annie Fanny para a Playboy.

Em 2003, o artista ganhou um belíssimo livro de retrospectiva da carreira, Will Elder: The Mad Playboy of Art, pela editora Fantagraphics. Mais informações sobre o falecimento, divulgado inicialmente pelo blog Journalista (da editora Fantagraphics), devem surgir nos próximos dias. O funeral já está marcado para domingo, em Nova Jersey.


Nenhum comentário: